Técnicas Convencionais ossos Mão
A mão é a parte final de cada extremidade superior (ou braço), principalmente nos mamíferos bípedes, mas também se usa esse termo e os nomes de muitos dos seus constituintes para designar os órgãos equivalentes em muitos vertebrados (as extremidades dos membros anteriores) e mesmo em alguns invertebrados, como nas pinças de alguns artrópodes, como os caranguejos.
A mão divide-se geralmente em três regiões: carpo, metacarpo e dedos. A mão tem 27 ossos principais, sendo 8 do carpo; 5 do metacarpo e 14 falanges, mais um número variável de pequenos ossos sesamóides. Os movimentos da mão humana são realizados por dois conjuntos de músculos, os intrínsecos, ou seja, que se encontram na própria mão, e os extrínsecos - os flexores e extensores longos, que se encontram no antebraço.
Os músculos intrínsecos são os tenares e hipotenares, respectivamente ligados ao 1º e 5º dedos, os músculos interósseos muscles (entre os metacarpais), quatro dorsais e três volares e os músculos lumbricas. Estes músculos têm origem no flexor profundo - e são especiais por não terem origem em ossos.
Os músculos extrínsecos são os dois flexores longos, localizados na parte interna do antebraço e que se ligam por tendões às falanges – que são muito visíveis nas “costas” da mão. O flexor profundo liga-se às falanges distais e o flexor superficial liga-se às falanges médias. Estes músculos são responsáveis pela flexão dos dedos. O polegar tem um flexor longo e um curto no grupo de músculos tenares, para além dos músculos oponente, abductor e rotador.
Um pouco do estudo da mão aqui para você
ResponderExcluir